A VIDA, A MATEMÁTICA, E A FÍSICA
A matemática e a física tem muito a nos ensinar quanto à definição de vida. A vida como a conhecemos é matéria de estudo da biologia. Esta ciência, por sua vez, nada mais é que a aplicação da química. Mas a química pode ser entendida como um ramo específico da física. A química estuda como as substâncias se associam. Mas essas substâncias se associam através das forças da física! Sendo assim, a física é no fundo uma das principais ciências do mundo material como o conhecemos. Entretanto, mesmo a física se utiliza de uma ciência ainda mais básica e primordial; A MATEMÁTICA!
As leis físicas se utilizam e se guiam pelas leis mais básicas da matemática. Paradoxalmente, tudo o que conhecemos de mais concreto na natureza, inclusive a própria vida, se guia pela mais abstrata de todas as ciências! Muitos filósofos se perguntam, como Platão e sua teoria das idéias, terá o mundo da matemática, ou das idéias, uma existência própria e independente? Platão defendia isso. Ou seja, nós, seres humanos, inventamos a matemática, ou apenas a descobrimos? Para Platão, nós apenas descobrimos a matemática, ela tem uma pré-existência, e independente da criatividade humana. Mas as próprias leis da matemática possuem ainda uma propriedade ainda mais estranha. Toda teoria formal da matemática é formada de lemas, corolários, teoremas e axiomas. Lemas e corolários apenas aprofundam as descobertas dos teoremas. Um teorema, por sua vez, utiliza-se de manipulações e combinações dos axiomas para serem demonstrados e aceitos pela comunidade matemática. E os axiomas..., bem, os axiomas são tidos como verdades auto-evidentes! Se a matemática fosse um edifício, os teoremas, os corolários e os lemas seriam respectivamente as colunas, vigas e pavimentos, enquanto os axiomas seriam os alicerces e fundamentos. Sim, todo o maravilhoso edifício formal da matemática está assentado em alicerces que não podem ser demonstrados por nenhum método, apenas são! Isso me faz lembrar a definição de Deus na Bíblia, por Ele mesmo; “ Eu sou o grande Eu sou!”(Êxodo 3.14).
Se um axioma puder ser demonstrado por outros axiomas, então na verdade ele nunca foi um axioma, apenas era um teorema que estava classificado erroneamente. Logo, em última análise, tudo que existe no mundo, inclusive nossa vida, está baseada na abstração das leis da matemática, que está baseada em axiomas, que por sua vez, simplesmente existem!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)