terça-feira, 9 de setembro de 2008

Qual a diferença entre um ser vivo e um ser não-vivo?

SISTEMA

Para sabermos e diferenciarmos de maneira mais categórica um sistema vivo de um sistema não-vivo, precisamos primeiro entender o que dizemos por sistema, quais seus diversos tipos possíveis, como interagem uns com os outros, como classifica-los e ordena-los. Raciocinando sobre isso, cheguei às seguintes conclusões;

Definição geral de sistema; É formado por uma fronteira que o define separa o meio interno (objeto de estudo) do meio externo.


Exemplo de sistema geral.

Pode ser classificado em alguns tipos básicos quanto ao número de componentes e seus estados; universal, unitário, composto.

Sistema universal; É o sistema que engloba tudo. Sua fronteira é infinita. Neste sistema não existe meio “exterior”. Ele pode ser decomposto em outros sistemas compostos ou unitários, mas não pode ele mesmo ser parte de nenhum outro sistema composto, já que por definição, não há nada fora dele. O sistema é o próprio universo.

Sistema unitário simples; É o sistema que não pode ser decomposto em nenhum outro sistema menor. É formado por um elemento único e indivisível, ainda que esse elemento tenha várias características que o difiram do meio externo. Por ser simples, não se está querendo considerar que o sistema seja fácil de entender, mas puramente que ele é formado por um único elemento. Um sistema unitário simples não possui variação de estados internos, apenas variação de estado externos, pois por definição ele é indivisível, e não possui diversas configurações internas. Se considerarmos que um elétron seja uma partícula indivisível, ele seria um sistema unitário simples. No entanto, se ele for divisível, ele deixaria de ser um sistema unitário simples para ser um sistema composto, que é definido a seguir.

Sistema composto; É formado por, pelo menos, uma associação dois ou mais sistemas unitários simples. Podem ainda existir sistemas compostos formados por dois ou mais sistemas compostos. Entre os elementos unitários que o compõe, há necessariamente um tipo de interação. Um átomo formado por elétrons, prótons e nêutrons é um exemplo.



Classificação de Sistemas
UniversalUnitárioComposto


Pode-se ter um sistema universal e unitário (quando todo o conjunto universo é formado por um só elemento, e esse elemento é indivisível). Tal sistema seria essencialmente estático, pois um sistema unitário é indivisível e não possui estados internos (diferentes configurações internas), apenas externos, e no entanto um sistema universal não possui estados externos, pois por definição, não existe nada fora dele. Também pode-se ter um sistema universal e composto (quando todo o conjunto universo é formado por finitos, ou infinitos, elementos ou sistemas unitários e/ou compostos). Num sistema assim, existiriam apenas estados internos.

Em que posição estariam os sitemas vivos? Algumas perguntas se colocam; haveria um único sistema unitário simples, do qual seriam formados todos os outros sistemas do universo? (A velha questão do átomo grego). Ou não haveria apenas um, mas um conjunto de sistemas unitários simples, que não podem ser decompostos nem transformados uns nos outros? Se houvesse mais de um, formando um conjunto de tijolos da matéria e energia, esse conjunto seria finito ou infinito? Analisarei algumas dessas questões a seguir, bem como algumas das conseqüências das possíveis respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário