sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O que é vida?

O que é vida?

Minha intenção neste trabalho é discutir e entender o que é a vida, como ela se constitui, quais são seus elementos básicos, sua essência. Como podemos saber se um determinado processo ou coisa, está vivo, ou é meramente um processo físico normal? O que diferencia um sistema físico comum, de um sistema físico que se diz vivo? Poderemos reconhecer e enumerar essas características? Considerando um ser vivo como um sistema de estudo, o que ele tem de especial em relação a um sistema físico não-vivo? Uma máquina pode se comportar muitas vezes de maneiras semelhantes a um ser vivo, e no entanto sabe-se que uma máquina não está viva. Existem verdadeiras linhas de montagem em que as próprias máquinas ou robôs são utilizadas para montar outros robôs. Se construíssemos uma máquina capaz de reproduzir a si mesma, poderíamos dizer que ela se tornou viva? Se não, porque ela não estaria viva? O que exatamente a diferencia de um ser vivo? Da biologia, sabe-se a enorme variedade de seres vivos existentes na Terra. Temos os seres humanos, os mamíferos no geral, as aves, os répteis, os peixes, as plantas, os vermes, as bactérias, o plâncton, os fungos, os liquens, etc. Todos são seres vivos. Do maior ao menor, do mais simples ao mais complexo, todos exibem características que os fazem serem classificados como seres vivos. Quais são as características da vida, que são compartilhadas por nós, pelos vermes, pelas plantas e até pelas bactérias? A vida se baseia em algum tipo de processo físico e/ou matemático passível de estudo e conhecimento pelo homem? Ou a vida será um processo essencialmente metafísico, além de qualquer alcance das leis físicas e matemáticas, e além do alcance da compreensão do homem? O homem conseguirá um dia criar vida artificial? Podem existir outras formas de vida utilizando outros elementos químicos, diferentes dos elementos utilizados pela vida na Terra? Pode haver vida sem água, oxigênio? Poderia haver vida em temperaturas muito superiores (400 graus, 1500 graus), ou muito inferiores (-200 graus), se as formas de vida fossem baseadas em elementos diferentes? Que características da vida a impediriam de existir se não fosse baseada no carbono, água e oxigênio? Será que não poderiam haver diferentes formas de vida, utilizando-se de diferentes elementos, vivendo em diferentes meios, dos quais estamos familiarizados?

Para que essas questões possam ser categoricamente respondidas, é necessário uma maior compreensão do que seja vida. Até hoje ninguém nunca provou que só poderia haver vida utilizando-se os elementos químicos conhecidos na Terra, nas condições físico-químicas conhecidas na Terra. Não quero aqui, a priori, defender a existência de formas de vida diferentes. Só estou dizendo que o universo é imenso, possuindo diversos planetas e estrelas com os mais diversos elementos químicos, com as mais variadas condições físico-químicas de temperatura, pressão, pH, etc. Extremistas. Mesmo na Terra, muitos cientistas se surpreenderam com a descoberta de bactérias que vivem em altas profundidades, sem luz, alimentando-se quimicamente de vulcões nas profundezas do oceano, outras que vivem em ambientes de alta salinidade, outras ainda em ambientes com pH elevados, e ainda outras que vivem em temperaturas elevadíssimas, quase ao ponto de ebulição da água. Como poderemos ter certeza que a vida não poderá existir em condições diferentes da Terra? Poderemos um dia ter essa certeza? É em busca dessas respostas que empreendo essa jornada. Convido a você, amigo leitor, a contribuir com seu comentário e idéias sobre a busca dessa compreensão, que no meu entender, é o problema mais importante de toda a história da humanidade.

Minha definição do que é vida é:


Um processo dinâmico que manipula matéria, energia e informação, para se manter no tempo e no espaço.


Uma das implicações dessa definição, é que para realmente entendermos o que é vida, devemos ter uma compreensão apurada do que é matéria, energia, informação, tempo e espaço. Uma tarefa nada fácil, que no entanto deverá ser extremamente compensadora.

Um comentário:

  1. Sob o ponto de vista biológico, ser vivo é todo aquele que nutre-se (cresce), reproduz-se e morre. O vírus não é pq ele apenas se autoplica, se deixar ele vai vai vai... As plantas quando plantadas em mudas, elas não nascem, são autoplicadas. E as hidras não morrem, antes elas se fragmentam para virar aguas-vivas. Ser vivo é uma questão de interpretação. Mas eu gosto do conceito: é tudo aquilo que se prende ao sistema ação-reação; Tu respira o O das plantas e elas respiram o teu C; Por mais que o grafite vire diamante, tu não vira outra coisa (exceto a mulher de Ló, aquela q viu Gomorra sendo incendiada). Mate sabendo que um dia tu vai morrer.

    ResponderExcluir