segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O que é ESSÊNCIA? O que é APARÊNCIA?

Para aprofundar nosso estudo sobre sistemas vivos, precisamos aprofundar antes um pouco mais o conceito de sistema em si mesmo.

Todo sistema, independente de sua classificação quanto ao número de componentes, possui uma essência que o define e constitui. A essência de um sistema é formada por um conjunto mínimo de suas características que se mantém estáveis (são fixas), e o definem em toda e qualquer situação de maneira absoluta. Esse conjunto mínimo também é dito canônico, pois os elementos que fazem parte desse conjunto são únicos (não podem se repetir) e são independentes entre si. Não existe sistema sem essência que o defina. A essência de um sistema possui um tipo (que define um conjunto de valores), que é fixo, e um valor, que também é fixo.

1-Exemplo de essência; considerando um elétron, sua essência é formada pela sua quantidade de massa e quantidade e sinal (negativo) de sua carga elétrica. Independente de sua posição e sua velocidade, um elétron será reconhecido por essas características. Sua essência ou conjunto canônico de características é formado por sua massa e sua carga e sinal de sua carga.
2-Exemplo de essência; uma bicicleta é formada por várias partes, que podem variar em tamanho e cor. No entanto, se um veículo for caracterizado por ser movido por tração humana na forma de pedal, e tiver duas rodas, pode ser definido como bicicleta. Logo a essência simplificada para o sistema bicicleta, ou seu conjunto canônico, é formada pelo uso do pedal, e de duas rodas.

Aparência, é o conjunto de características do sistema que são intrínsecas ao mesmo, e o diferencia de outros sistemas que possuem mesma essência. Elas podem ou não variar de diversas formas, sem mudar a essência do mesmo, apenas o identificando. A aparência é o que estabelece um relacionamento entre sistemas. Por exemplo, quando dois elétrons se chocam, eles alteram suas velocidades e posições, alterando sua aparência recíproca. O estado de um sistema está ligado à sua aparência. A aparência de um sistema possui um tipo (que define um conjunto de valores), que é fixo, e um valor, que pode ou não ser fixo.

1-Exemplo; um elétron pode ter várias posições e velocidades, sem deixar de ser um elétron (mantendo sua essência, sua massa, carga e sinal da carga.). Suas posições e velocidades vão depender das posições e velocidades do observador (Aparência).
2-Exemplo; uma bicicleta pode ter várias cores, tamanhos e modelos, mas será sempre uma bicicleta se manter a sua essência (tração por pedal e duas rodas). A cor, tamanho e modelo não definem o sistema bicicleta, apenas ajudam a identificar uma determinada bicicleta no meio de outras.

Algumas vezes, pode ser extremamente difícil definir se determinada característica de um dado sistema faz parte de sua essência, ou de sua aparência.

Todo sistema, para ser definido, precisa ter uma essência, mas não necessariamente uma aparência. Um sistema que não possui nenhuma aparência, somente sua essência, pode ser dito sistema absoluto, ou sistema platônico, sistema ideal, ou idealizado. Um sistema assim praticamente só existe teoricamente.
Geralmente, todo sistema possui uma essência, e uma aparência (conjunto mínimo de propriedades que fazem parte do sistema, o identificam, mas não o definem, e podem variar, enquanto sua essência não muda). Exemplo; o sistema bicicleta, possui essência[(tração por pedal, duas rodas)] fixa, e aparência[(cor, espessura do pneu, tipo de material, posição espacial)] que pode assumir diversos valores. A propriedade cor, do conjunto aparência, por exemplo, pode assumir vários valores; azul, preto, branco, rosa, vermelho, etc. No entanto, o sistema bicicleta continuará a ser o sistema bicicleta, não importa a cor.




Essência Aparência
Características que definem o sistema. Características que fazem parte do sistema, mas não o define, apenas o identifica.
Imutável. Se a essência do sistema 1 mudar, ele se transforma no sistema 2. Pode ser fixa, ou variar numa certa faixa, limitada ou não, de valores, de forma contínua ou não. Pode ser acrescentada ou perdida, sem afetar a essência.
Pode existir um sistema apenas possuindo essência, sem aparência. Não pode haver sistema só com aparência, sem essência.
Define a fronteira do sistema. Define quais as formas que a fronteira pode ter, sem alterar sua substância.


O conjunto aparência de um sistema pode possuir características mutáveis. No entanto, algumas características são mais facilmente mutáveis, ou voláteis e instáveis, que outras, que são mais estáveis.

Exemplo; um carro possui um conjunto aparência[(cor, modelo, fabricante, velocidade)]. A característica mais volátil ou mais facilmente mutável, é a velocidade do carro. A segunda mais volátil, mas pendendo mais para a estabilidade, é a cor, que pode ser mudada mas demanda esforço e dinheiro. As outras características, mesmo sendo características essencialmente fixas, fazem parte do conjunto aparência pois não definem o sistema carro, não faz parte de sua essência[(tração motorizada, quatro rodas)].

Quanto à essência e aparência, os sistemas podem ser classificados como; semelhantes, idênticos, e diferentes.

Sistemas semelhantes são sistemas que possuem a mesma essência (conjunto canônico de propriedades que o definem), porém diferentes aparências (características adicionais que não o definem, apenas o identificam). Exemplo; duas bicicletas, sendo uma preta, de moutain bike, e outra vermelha, comum. Elas são semelhantes, pois pertencem à mesma classe geral de sistemas, chamada bicicleta (tem a mesma essência). Sistemas semelhantes também são conhecidos como sistemas de mesmo tipo, pois possuem a mesma essência.

Sistemas idênticos são sistemas que possuem a mesma essência e a mesma aparência. Exemplo, duas bicicletas da mesma cor, preta, do mesmo modelo, etc. Deve-se ressaltar aqui a diferença entre sistemas idênticos e sistemas absolutamente idênticos. Por exemplo, eu posso ter duas bicicletas iguais, mas ainda assim elas terão uma característica que não as deixa absolutamente idênticas: elas não ocupam a mesma posição no espaço simultaneamente, ou seja, não ocupam o mesmo ponto no espaço-tempo! Logo temos que Sistemas Absolutamente Idênticos são sistemas que possuem a mesma essência, a mesma aparência e ocupam o mesmo ponto no espaço-tempo! Um exemplo de um sistema assim é um grupo de bósons, como dois ou mais fótons, por exemplo, ocupando o mesmo espaço simultaneamente. Eles não perdem sua individualidade pois cada um permanece com seu pacote de energia, apesar de estarem na mesma posição. Talvez, no início do universo, no Big-Bang, todos os sistemas eram do tipo absolutamente idêntico, ocupando o mesmo e único ponto do espaço-tempo, e depois foram se diferenciando.

Sistemas diferentes são sistemas que possuem essências diferentes, embora possam ter a mesma aparência. Exemplo; uma bicicleta e uma motocicleta (não possui tração humana).

Logo, a aparência serve para identificar um determinado sistema entre seus sistemas semelhantes.


Classificação de Sistemas quanto à essência e aparência
Semelhantes
(mesma essência,
aparência diversa)
Idênticos
(mesma essência
e aparência)
Diferentes
(essência diversa, embora possa coincidir a
aparência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário